Mamãe e papai, obrigada!

Todos sabem que tenho vivido em um momento de ócio: encontro-me “exilada” em terras estranhas.

Na tentativa de torná-lo mais produtivo, tenho buscado atividades que nunca tivera tempo ou oportunidade de fazê-las. Uma delas é passar horas em frente ao computador procurando palestras, livros (algo que sempre odiei: ler através dessa máquina), filmes, músicas etc. Essa experiência tem sido muito prazerosa e enriquecedora: passo horas dos meus dias com psicólogos, filósofos, professores.

Alguns dias atrás assisti uma palestra de um ex-professor da faculdade: Julio Groppa, na qual ele discursa sobre a situação da família contemporânea. Evidentemente, não pude deixar de achar geniais suas provocações. Fiquei extasiada com sua fala como nos tempos da minha licenciatura.

Tantas reflexões e provocações embriagadoras. No entanto, foi quando disse que não teve tempo de agradecer a seus pais pelo o que lhe representaram em vida foi quando sua palestra me tocou particularmente, já que estou a quilômetros de distância dos meus. Deixando bem claro que seus pais não eram perfeitos, gostaria de agradecer, simplesmente, pelo o que eles puderam fazer.

Também não tenho pais perfeitos, também estou longe de ser perfeita. Mas o que sou hoje depende muito da forma como me criaram acertando ou errando. Se vier a ter filhos também vou cometer erros e acertos, mas gostaria muito de ser capaz de colocar meus filhos a frente de mim como muitas vezes fizeram por mim.

Não preciso esperar que eles não estejam mais aqui para refletir sobre o que representam na minha vida e nem para agradecer o que fizeram. Se não fizeram mais, talvez seja porque fizeram o máximo que puderam. E eu os agradeço com todo o amor que me ensinaram a sentir, mas não tão bem a verbalizar.

O dia das mães está próximo e mais uma vez não estarei lá fisicamente, mas aproveito para dizer o quanto essa palavra representa para mim. Em minha vida a palavra mãe representa uma das mulheres mais fortes que conheci. O oposto do estereótipo da mãe contemporânea: permissiva, despreocupada, amiga, jovem etc etc etc. (assistam a palestra para compreender a crítica de Julio Groppa, eu não seria capaz de explicar melhor).

Minha mãe é mais que isso: ela é mãe. Nunca conheci uma mãe mais mãe do que a minha. E não na idéia errônea ou preconceituosa que as vezes tem referência. Mãe política no sentido de querer e se esforçar para povoar o mundo com seres melhores.

Papai e mamãe, meu muito obrigada.

A família no fogo cruzado da educação contemporânea – Julio Groppa Aquino

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Re
    abr 18, 2011 @ 18:45:29

    Dani, muito bom!
    Depois de tanto corrigir redações dos meus alunos e ser bem crítica em relação a tudo o que leio, hoje eu aprendi, após me filiar à corrente doutrinária do “cada um no seu quadraro”, que temos que admiriar um texto pela intenção do autor, e não pelo resultado gráfico e estético.
    Os textos do Artur são atropelados, como ele.
    Os textos do meu amigo Flavio são cansativos, como ele.
    Os textos do meu amigo Amuná são depressivos, como ele.
    Não gosto de textos atropelados, nem cansativos, muito menos depressivos. Mas gosto da intenção que os motiva a esquever e, então, eles me atingem em cheio.
    Gostei do seu texto porque tem um caminhão de “coisas” por atrás desta sua iniciativa. Me pegou em cheio!
    beijos de amor,
    Re

    Responder

  2. Mamãe
    abr 19, 2011 @ 11:43:42

    Daniela, minha filha.

    Li o seu texto e gostei muito,e, ao contrario do que vocês (filhas ) pensam eu me emociono muito,só não sei demonstrar com gestos e lágrimas.
    A minha vida até agora está dividida em 3 fases: vazia,até vocês existirem; feliz e preenchida, quando todas moravam comigo; e, partida e saudosa, agora que vocês (principalmente você ) sairam de casa.
    Então, eu é que tenho que agradecer por vocês serem a minha vida.
    Te amo muito. Beijos.

    Responder

  3. Ana Paula
    abr 26, 2011 @ 15:08:43

    Ah…muito bonito e muito útil esse texto viu.
    Usei sua dica do Julio Groppa para embasar um trabalho meu da faculdade que entre outras coisas tratava da familia e da educação. Obrigada hein!

    Bjs

    Responder

  4. Dani
    abr 26, 2011 @ 17:26:11

    Ele é genial!

    Responder

  5. Gessica Vilela
    abr 27, 2011 @ 01:34:57

    Dani…..Ameiii a dica…Adorei seu texto, realmente é incrivel como você escreve com a alma. Só quem teve o prazer de te conhecer irá entender!
    Saudadessss amiga…

    Responder

Deixe um comentário

